Sobre o curso

Neste curso técnico os participantes são qualificados para atuar na construção de softwares projetando e implementando programas de computador, o estudante aprende a utilizar a tecnologia para o desenvolvimento de sistemas em diversos ambientes. Tudo isso em um curso técnico que contempla os fundamentos da Tecnologia da Informação, bem como noções de programação e manutenção de sistemas.

Além disso o curso técnico em desenvolvimento de sistemas forma profissionais capazes de desenvolver e programar sistemas computacionais, de acordo com normas e padrões de qualidade, integridade e segurança da informação. Também realiza a manutenção de programas de computador, análise de dados e linguagem de programação.

O Mercado de Trabalho

O profissional com formação técnica em desenvolvimento de sistemas deve possuir competência para a detecção e solução de problemas, atuar como líder no gerenciamento da tecnologia da informação, e ter habilidade para escolher adequadamente as ferramentas para os sistemas informatizados.
O profissional encontra oportunidades de emprego em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamentos de organizações governamentais e não governamentais, indústrias, bancos, comércio, e hospitais. Além disso, o técnico em desenvolvimento de sistemas pode atuar como empreendedor autônomo.

Modalidades oferecidas

  • Integrado

O curso técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas é uma modalidade de ensino no qual o estudante realiza a formação técnica ao mesmo tempo que cursa o ensino médio. Ou seja, não é necessário aguardar a finalização da última etapa da educação básica para fazer o curso técnico. Para isso, é exigida a conclusão do Ensino Fundamental. Os cursos devem atender, simultaneamente, aos objetivos da Educação Básica e, especificamente, do Ensino Médio e também da Educação Profissional e Tecnológica, atendendo tanto a estas Diretrizes, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assim como às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e às diretrizes complementares definidas pelos respectivos sistemas de ensino.

  • Integrado

Habilitação Profissional: Desenvolvimento de Sistemas
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Forma: Integrado
Carga Horária Total do Curso: 3.298 horas
Regime de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, no(s) período(s): (manhã ou tarde).
Regime de Matrícula: Anual
Número de Vagas: 40 por turma. (Conforme m² – mínimo 30 ou 40)
Período de Integralização do Curso: Mínimo de 03 (três) anos letivos
Requisitos de Acesso: Conclusão do Ensino Fundamental
Modalidade de Oferta: Presencial com até 20% não presencial

Disciplinas Carga horária
ARTE 128 Horas
EDUCACAO FÍSICA 128 Horas
LÍNGUA INGLESA 64 Horas
LINGUA PORTUGUESA 128 Horas
FILOSOFIA 64 Horas
GEOGRAFIA 96 Horas
HISTÓRIA 256 Horas
SOCIOLOGIA 64 Horas
MATEMÁTICA 256 Horas
FÍSICA 128 Horas
QUÍMICA 128 Horas
BIOLOGIA 128 Horas
PROJETO DE VIDA 128 Horas
EDUCAÇÃO FINANCEIRA 96 Horas
ANÁLISE E PROJETOS DE SISTEMAS 96 Horas
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 64 Horas
LÓGICA COMPUTACIONAL 256 Horas
BANCO DE DADOS 64 Horas
PROGRAMAÇÃO BACK-END 256 Horas
PROGRAMAÇÃO-FRONT-END 96 Horas
PROGRAMAÇÃO MOBILE 64 Horas
PROGRAMAÇÃO NO DES.DE SISTEMAS 128 Horas
CIÊNCIAS DE DADOS 256 Horas
JOGOS DIGITAIS 128 Horas
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 128 Horas
INFRAESTRUTURA DE REDES 128 Horas
SEGURANÇA DE REDES 128 Horas