Sobre o curso

O Curso Técnico em Edificações tem por objetivos preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental.

O objetivo principal do curso consiste na formação de um profissional legalmente habilitado, que possua competências para atuar em: escritórios de projetos, orçamentos, levantamentos de material para estimativa de custo, laboratórios de materiais de construção e solos, levantamentos topográficos, planejamento e execução de obras de construção civil, coordenação de equipes de trabalho, seleção e treinamento de pessoal, realização de interfaces entre áreas técnica e administrativa das construtoras.
Para isso o curso apresenta atuação teórica e pratica nas seguintes atividades:
- Realizar levantamento topográfico;
- Desenvolver projetos sob supervisão;
- Legalizar projetos e obras;
- Planejar o trabalho de execução de obras civis;
- Orçar obras;
- Providenciar suprimentos e serviços;
- Supervisionar execução e obras;
- Executar controle tecnológico de materiais e solos;
- Treinar mão-de-obra;
- Trabalhar em sistemas computacionais;
- Ter contato com software de desenho técnico como AutoCad;
- Executar a manutenção e conservação de obras, entre outros.
Desenvolver a formação de profissionais conscientes de seu potencial e de suas responsabilidades, na participação e na construção do mundo de trabalho, como membros ativos da sociedade em que vivem objetivando o aprender contínuo, a postura ética (o trato das questões de sustentabilidade) e a flexibilidade nas relações (viver com a diversidade) em atenção ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96.

O Mercado de Trabalho

A construção civil tem se destacado no momento de superação da crise brasileira, com oportunidades de trabalho, negócios e uma projeção otimista em relação ao mercado. Para tanto, necessita de mão de obra especializada. Para a consolidação de um projeto, desde a atuação no escritório, passando pela qualidade de materiais utilizados na obra e terminando no acabamento, é fundamental a presença de um técnico em edificações.
O profissional dessa área é responsável em planejar a execução da obra, supervisionar sistemas construtivos, participar do controle tecnológico de métodos e materiais, com o objetivo de cumprir a legislação e normas específicas de saúde e segurança no trabalho. Num ambiente tão dinâmico, é comum haver muitas dúvidas sobre quais são as atividades que essa modalidade de trabalho exerce.
No escritório, o técnico trabalha com desenhos de projetos, especificação de materiais, define as equipes de trabalho, realiza pedidos de orçamento, cronogramas e faz negociações via telefone ou e-mail. Em campo, ou melhor, na obra, elabora projetos hidro-sanitários, de estruturas de concreto ou metálicas.
É no ambiente organizacional que ele atua cumprindo as ordens de serviço e distribui o trabalho entre operários. O foco principal é supervisionar a qualidade da obra e sua compatibilidade com normas técnicas. Para isso, é preciso que o profissional tenha uma visão global da obra, exigindo um senso de organização aguçado. Esse senso organizacional evita desperdício, atrasos por falta de material e aquisição de produtos de baixa qualidade.
No canteiro de obras, o técnico é responsável pela coordenação de equipes para que a obra não atrase, verificação de material entregue, para analisar se corresponde ao pedido, testar a qualidade, encaminhar para uso imediato ou estoque e aplicar as normas vigentes de higiene, segurança e meio ambiente. Um diferencial de quem atua nessa área é a capacidade trabalhar em equipe, gostar de cálculo e estar atualizado com as normas técnicas vigentes. Como o nível profissional é bastante exigido nesse setor, as empreiteiras pagam um salário condizente com tamanha responsabilidade.
O mercado de trabalho nesse ramo possui grande demanda de trabalhadores especializados, pela necessidade na conclusão de obras dentro do cronograma, garantir a segurança de funcionários e principalmente oferecer qualidade na construção civil, cujo setor está cada vez mais competitivo.

Modalidades oferecidas

  • Integrado

O curso técnico integrado em Edificações permite que os estudantes realizem a formação técnica simultaneamente ao ensino médio, sem a necessidade de aguardar a conclusão do Ensino Fundamental. Este curso atende às diretrizes da Educação Básica e Profissional, proporcionando uma sólida formação em áreas como desenho técnico, materiais de construção, topografia e técnicas de construção. Os alunos são preparados para atuar em diversos setores, como construção civil, planejamento urbano, fiscalização de obras e gestão de projetos. Ao concluir o curso, estarão aptos a trabalhar em empresas de construção, escritórios de arquitetura, órgãos públicos e privados, bem como a continuar seus estudos em nível superior.

  • Integrado

Habilitação Profissional: Técnico em Edificações
Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Forma: Integrado
Carga Horária Total do Curso: 3.200 horas
Regime de Funcionamento: de 2a a 6a feira, no(s) período(s): manhã, tarde e noite
Regime de Matrícula: Anual
Número de Vagas: 40 por turma. (Conforme m2 – mínimo 30 ou 40)
Período de Integralização do Curso: Mínimo de 04 (quatro) anos letivos
Requisitos de Acesso: Conclusão do Ensino Fundamental
Modalidade de Oferta: Presencial

Disciplinas Carga horária
ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS 64 Horas
ARTE 64 Horas
BIOLOGIA 96 Horas
CONTROLE E PROTEÇÃO AMBIENTAL 64 Horas
EDUCAÇÃO FÍSICA 256 Horas
FILOSOFIA 256 Horas
FÍSICA 128 Horas
GEOGRAFIA 96 Horas
HISTÓRIA 96 Horas
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 64 Horas
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS 64 Horas
INSTALAÇÕES PREDIAIS 64 Horas
INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 64 Horas
LÍNGUA INGLESA 64 Horas
LÍNGUA PORTUGUESA 256 Horas
MATEMÁTICA 256 Horas
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 64 Horas
MECÂNICA DOS SOLOS 64 Horas
PROJETOS EM CONSTRUÇÃO CIVIL 192 Horas
QUÍMICA 128 Horas
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 64 Horas
SISTEMAS ESTRUTURAIS 224 Horas
SOCIOLOGIA 256 Horas
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 128 Horas
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS 160 Horas
TOPOGRAFIA 96 Horas
ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO 96 Horas